Bem-vindo(a)!

Verifique seu Flash plug-in!

Blogumulus by
Roy Tanck and Amanda Fazani

domingo, 10 de novembro de 2013

O Povo Brasileiro - p.304

Chegou a hora da discussão de classe, cor e preconceito, com um salto na cronologia para tempos modernos, seguida de uma volta aos primórdios de nossa história, um vai e vem no esmiuçar da condição dos negros no processo e sua influência em nossa formação.

Passamos então para a discussão com enfoque histórico, apesar de continuarmos muito mais no aspecto sociológico, uma mistura de fatos coletados no grande mosaico de reflexos do povo em constituição.

Há certa instabilidade na linha de pensamento, uma incerteza a aflorar, certa falta de objetividade, aliada a pitadas de certo ranço, exposição afirmativa com ares de desabafo.

Nos finais dos capítulos sobram fiapos, faltam amarras, o acabamento, a nítida percepção do reflexo do tempo de concepção do livro e sua extensão no registro realizado pelas páginas.

Muitas afirmações e discussões se repetem, voltam com mais detalhes, mas sem grandes agregações ou evolução no contexto, um ritmo meio penoso de acompanhar apesar do interesse despertado constantemente pelas questões levantadas.

Seu inegável mérito no posicionamento histórico sucumbe por vezes a um forte viés ideológico, carente de afirmação e insistente em aparecer.

Cheguei à página 304
Avaliação : 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário