Bem-vindo(a)!

Verifique seu Flash plug-in!

Blogumulus by
Roy Tanck and Amanda Fazani

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O Ventre dos Filósofos

Diga-me o que comes e te direi o que pensas, talvez seja a melhor síntese da abordagem sugerida pelo autor em sua análise do pensamento filosófico.

Diógenes, Rousseau, Kant, Fourier, Nietzsche ou Sarte, seja qual for o pensador, bem poderia se qualquer um de nós e nossa expressão através dos gostos, o enfoque similar permite relativa apreciação das variadas vertentes.

Onfray relata o paralelo de suas dietas com suas ideias, descreve de alguns suas obras diretamente a tratar da dieta, percorre um caminho amplo, apesar de pouco se aprofundar nas discussões.

Em meio à diversidade de exemplos, se faz importante notar a constância na negação dos exageros quantitativos, uma parcimônia no trato, comum entre todos os filósofos visitados.

Porém, para nossa frustração, ele apenas discorre, apresenta, histórias e eventos, sínteses de teorias, sem propor teses ou procurar tecer soluções, pouco resta além do extenso relatório.

Sua conclusão se reveste de certa graça para resumir, agregar as diversas linhas, mas perde intensidade rapidamente, se apaga sutilmente legando referências e estímulos para novas buscas.

Definitivamente faltou tempero, um pouco mais de sal, quem sabe pela ousadia da empreitada, ou pelo estilo do missivista, para saciar nossa gula e provocar um gostinho de quero mais.

Cheguei ao final
Avaliação : 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário