Bem-vindo(a)!

Verifique seu Flash plug-in!

Blogumulus by
Roy Tanck and Amanda Fazani

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Linguagem e Responsabilidade

Acompanhar a entrevista de Chomsky, apesar de sua transcrição e retradução, soa como recebê-lo em casa, num papo informal, tamanha a sua clareza e acessibilidade, mesmo com a alta especialização dos interlocutores.

Sua posição política, criticamente ácida aos meios e regimes de sua nação, questiona sem radicalismos, com muita luz, muito acesso à informação e observações imperdíveis.

Em seguida, o foco muda para o lado sociológico da linguagem e a influência deste ângulo em seu pensamento, em suas ideias, ligações apresentadas com naturalidade e simplicidade.

Saltamos de lá para discussões filosóficas de seus conceitos, rica argumentação com mais um sem número de referências, prova de fogo para a atenção e estímulo único para o desenvolvimento de visões e reflexões.

Para encerrar o trecho percorrido, o embate entre empiricismo e racionalismo, além de seus derivados, com o claro posicionamento do pensador e a defesa de suas perspectivas, um fecho no percurso coerente, ainda que amplo, pelos tesouros de suas teorias e opiniões.

Depois de tanto humanismo, as próximas páginas anunciam uma abordagem mais específica, agora sobre sua "Gramática Gerativa", um mergulho profundo na linguagem humana. Que venham!

Cheguei à página 110
Avaliação : 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário